Publicado por Redação

Ter uma dieta rica em alimentos naturais, apesar de ser o ideal para a saúde, nem sempre é uma escolha fácil.

E uma das grandes desculpas encontradas por quem deseja continuar mantendo os péssimos hábitos alimentares é de que os produtos orgânicos não são tão práticos quanto os industrializados.

Muitas pessoas têm, por exemplo, dificuldade na hora de saber qual fruto está adequado para ser levado para casa ou a hora ideal em que ele deva ser consumido. Mas a verdade é que saber escolher berinjela é algo muito mais fácil do que precisar encarar as futuras consequências de uma dieta pobre de nutrientes.

Veja a forma correta de como escolher berinjela na hora da compra desse fruto

Foto: depositphotos

Benefícios da berinjela

A berinjela faz bem para o coração, ajuda a aumentar o fluxo de sangue, protege as células do cérebro contra os radicais livres, previne coágulos sanguíneos e ainda é rica em fibra alimentar, antioxidantes, antocianinas e vários minerais.

O fruto é ideal para quem tem problemas de diabetes, pois a berinjela ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Como escolher berinjela

Observe primeiramente a aparência do fruto. Opte pela berinjela que tiver a casca lisa e com uma cor forte e brilhante, sejam elas roxas, brancas ou verdes.

É importante também que o fruto esteja livre de manchas, cicatrizes e hematomas. Isso é um forte indicativo de que a polpa foi danificada e, possivelmente, deteriorada. Outro item que ajuda a identificar se a berinjela está ou não apta para o consumo e a compra é o caule. Na extremidade do fruto ele tem que estar na cor verde.

Depois de ter escolhido a melhor aparência da berinjela, chegou a hora de senti-la. Com a ponta dos dedos, pressione o fruto suavemente. Uma boa berinjela estará firme e durinha, porém relativamente leve.

Como armazenar o fruto

É preciso ter alguns cuidados na hora de armazenar o alimento. Os frutos são bastante sensíveis ao frio e calor. Eles podem até aguentar alguns dias na geladeira, mas logo estarão estragados.

O melhor é conservá-los sempre frescos e consumi-los de imediato. Procure deixar as berinjelas longe de outros frutos e vegetais, pois como ela reage ao gás etileno, possivelmente estragará os demais alimentos.

Veja mais!