Publicado por Redação

O mel é um ingrediente natural que pode ser usado para auxiliar em muitos tratamentos de saúde.

Dessa forma, você pode fazer uso de todos os benefícios também para prevenir certos tipos de doenças, até porque, de acordo com especialistas, ingerir uma colher de mel por dia faz com que você leve uma vida mais saudável e longe dos problemas de saúde.

Nesse texto, você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do mel, assim como algumas receitas que podem ajudar no combate a vários problemas de saúde. Mesmo se tratando de uma substância natural, o bom mesmo é que você consulte o médico para solucionar qualquer risco em relação a ingestão regular do mel.

Benefícios do mel para a saúde

Veja como fazer remédios naturais à base de mel

Foto: depositphotos

O mel é considerado uma verdadeira fonte de benefícios e nutrientes para o corpo. Muito usado no preparo de doces e demais pratos, além de ser uma alternativa mais saudável em substituição ao açúcar. O mel é uma fonte de frutose, glucose e sacarose. Somado a tudo isso, ele ainda possui na sua composição vitaminas e sais minerais como o cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Pelos motivos apresentados anteriormente e por muitos outros, o mel é considerado um poderoso remédio natural que serve para tratar alguns problemas de saúde, prevenir enfermidades e ainda trazer benefícios para a pele e cabelo. O mel aumenta o desempenho do corpo na realização de atividades físicas, auxilia na perda de peso, previne o aparecimento de certos tipos de cânceres, trata infecções na garganta e acaba com a tosse.

Como se não fosse o bastante, o mel ainda reforça a imunidade do corpo, prevenindo o aparecimento de certos tipos de doenças, auxilia na digestão dos alimentos e ainda previne o aparecimento de doenças cardíacas. Para as pessoas que têm dificuldades em dormir, o mel é um excelente aliado, assim também para quem quer tratar distúrbios gastrointestinais. Por último, o mel também ajuda a tratar cortes e feridas, devido ação antisséptica.

Como usar o mel em prol da saúde

Peito congestionado

Problemas respiratórios relacionados a congestão peitoral, resfriado e tosse, uma receita que promete ser “tiro e queda” é o suco do gengibre com mel. Para prepará-la você vai precisar de um pedaço de gengibre e duas colheres (de sopa) de mel. Bata o gengibre no liquidificador com um pouco de água, em seguida, acrescente o mel e tome. Faça isso algumas vezes durante o dia.

Redução de gordura corporal

Com a promessa de reduzir a gordura corporal e purificar o sangue, basta você separar um copo de água morna, (cerca de 200 ml), junto a ele acrescente uma colher (de sopa) de suco de limão e duas colheres (de sopa) de mel. Misture todos os ingredientes e tome logo pela manhã.

Melhorar a visão

Para aquelas pessoas que sentem algum incômodo na visão por ficarem longos períodos em frente ao computador, aí vai uma receitinha que melhora a sua visão. Você vai precisar de uma cenoura e de duas colheres (de sopa) de mel. Pegue a cenoura e bata no liquidificador com um pouco de água até obter um suco. Depois, basta misturar com as duas colheres de mel e ingerir. O suco deve ser tomado regularmente.

Controlar a pressão sanguínea

Nesse problema em específico, nada melhor do que fazer uso das propriedades naturais do alho em combinação com o mel. Para tanto, você vai precisar de uma colher (de chá) de suco de alho e duas colheres (de chá) de mel. Misture os dois ingredientes e consuma regularmente. Essa receita vai ajudar a controlar a sua pressão sanguínea.

Veja mais!