Publicado por Anderson Pereira

Poucas coisas conseguem ser piores do que ficar doente, afinal de contas, diariamente precisamos realizar várias tarefas e as doenças absorvem toda nossa energia, tornando atividades simples em coisas muito difíceis.

Felizmente, há várias maneiras não só de tratar doenças, como as evitar, tudo isso sem precisar sair de casa. Uma boa alternativa são os remédios feitos em casa, como é o caso do lambedor, uma espécie de xarope caseiro.

Que tal aprender a fazer um remédio caseiro com cebola que vai te ajudar a combater desde aquele resfriado chato, até mesmo uma forte tosse ou gripe? Confira a seguir os principais benefícios oferecidos pelo vegetal e como preparar o lambedor.

Cebola

Veja como preparar e quais os efeitos benéficos do lambedor de cebola

Foto: depositphotos

Amada por muitos e odiada por outros, a cebola é muito utilizada em saladas, no preparo de carnes e refogados e até mesmo é assada junto com churrasco, já que ela acaba adquirindo um sabor adocicado após cozida.

Muito além do sabor, a cebola possui um alto valor nutricional, pois é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1,B2 e B3), vitamina C; e também é rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e silício.

Graças a todas as suas propriedades, ela vem sendo usada para diversos fins medicinais. Além de ser um ótimo expectorante natural, o que estimula a limpeza das vias respiratórias, ela ainda favorece a eliminação de bactérias e consegue aliviar sintomas de problemas respiratórios, o que a faz uma grande aliada contra gripes, tosses, resfriados e bronquite.

Ela também é antianêmica, melhora a circulação e ajuda a eliminar o mau colesterol, elimina toxinas do organismo, previne doenças do sistema nervoso é até mesmo ajuda em dietas de emagrecimento.

Com todos esses benefícios ditos acima (que não são todos, apenas os principais), fica difícil não querer incluir esse alimento no seu cardápio, não é? Confira abaixo a receita do xarope caseiro de cebola e nunca mais se preocupe com gripes, tosses ou resfriados.

Lambedor de cebola

Ingredientes

  • 1 cebola;
  • 1 limão;
  • 2 copos de água (500 ml);
  • 1 colher (de sopa) de mel (18 g).

Preparo e uso

Corte a cebola em várias rodelas e as coloque em uma panela junto com a água e coloque no fogo, deixando lá por cerca de 15 minutos que é o tempo aproximado para que o composto ferva e comece a pegar o ponto. Faça um suco com o limão e coloque junto com o mel dentro da panela e mexa bem. Após isso, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por cinco minutos.

Mesmo sendo um medicamento caseiro e livre de riscos, o uso do lambedor não é recomendado para crianças com menos de dois anos de idade. Para aquelas que são maiores, o ideal é consumir três colheres (de chá) do remédio diariamente, enquanto aos adultos o ideal é consumir de duas a três colheres (de sopa) durante o dia.

Veja mais!