Publicado por Redação

Para acompanhar um torrada no café da manhã, nada melhor que uma geleia bem preparada. Se esse ingrediente ainda trouxer benefícios para a saúde de quem está a consumindo a culpa em relação ao deslize para com a dieta perde a força. Então que tal preparar uma deliciosa geleia de maracujá com pimenta?

A receita foi formulada pelo Fitoterapeuta Naturopata André Resende. Para que ela fosse criada, alguns preceitos foram levados em consideração, como o benefício dos ingredientes para a saúde. Os principais ingredientes são o maracujá e a pimenta, que dão nome ao prato.

Benefícios dos ingredientes

Antes de correr para a cozinha para preparar o prato, conheça alguns dos benefícios dos dois principais ingredientes usados na receita:

Veja como preparar deliciosa geleia de maracujá com pimenta

Foto: depositphotos

Maracujá

O maracujá contém uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento precoce e inflamação. Entre os nutrientes presentes na fruta ainda podemos destacar a alta concentração de vitaminas do complexo A, B e C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, fibras e proteínas.

O uso regular da fruta na dieta diária pode ser revertido em muitas outras vantagens para o organismo, a exemplo do controle da pressão arterial, saúde dos olhos, aumento da produção de sangue, aumento da imunidade, manutenção da saúde cardiovascular e relaxamento do sistema nervoso.

Já em relação a casca do maracujá, ela é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, pode fazer bem para o processo de emagrecimento e ainda previne e controla a diabete. A fruta também é conhecida pelas suas propriedades calmantes, aliviando o estresse e melhorando o sono.

Pimenta dedo de moça

Os poderes curativos da pimenta vêm da substância capsaicina, que libera endorfinas e funciona como um sinal ao cérebro para que libere os analgésicos naturais no organismo. A pimenta combate dores de cabeça, alivia indigestão e dores musculares.

Ela também possui outros nutrientes, a exemplo de vários tipos de minerais e vitaminas dos complexos A e C. Elas atuam como antioxidantes, por isso, previnem vários tipos de doença infecciosas, inclusive o câncer. A pimenta estimula a circulação sanguínea e garante uma melhor visão, cabelos e unhas fortes, além de reforçar a imunidade.

Geleia de maracujá com pimenta

Ingredientes

-2 cascas de maracujá;
-5 pimentas dedo de moça sem semente;
-Meio copo de polpa de maracujá;
-1 copo de água;
-1 copo de açúcar cristal ou adoçante culinário;
-Meia colher (de chá) de sal.

Modo de preparo

Para iniciar o preparo da receita, o primeiro passo é higienizar bem o maracujá em água corrente. Feito isso, pique toda a casca e coloque no copo do liquidificador. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e bata. Com ajuda de uma panela leve a mistura ao fogo e mexa com certa frequência, até ficar com ponto de geleia. Depois disso, basta esperar esfriar totalmente para acondicionar em um recipiente de vidro.

Veja mais!