Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Uma das substâncias mais consumidas ao redor do mundo todo, é o açúcar que, inclusive, trata-se também de uma das substâncias que oferecem mais perigos à saúde. A qualidade de vida é diminuída de forma significativa, ao longo de nossas vidas, com a ingestão de açúcares, podendo ainda ser o principal causador de uma série de problemas de saúde.

É importante frisar, entretanto, que estamos falando do açúcar refinado branco, que é o mais consumido e mais facilmente encontrado em mercados de uma forma geral. Além de ser mais facilmente encontrado, ele é um dos principais ingredientes usados nos doces, pães, comidas processadas, biscoitos, entre outros.

É bastante difícil eliminar completamente o consumo de açúcar de nossa dieta, mas é um passo importante a ser dado, já que esse alimento pode fazer tão mal à saúde. Mas o que será que acontece quando deixamos de consumir açúcar?

Imagem e colher de madeira com açúcar

Foto: Depositphotos

Mudanças no organismo

Melhorias nos níveis de energia

O açúcar é falsamente relacionado à melhoria nos níveis de energia, e até mesmo alimentos como energéticos industrializados estão cheios de açúcar, por isso, não são a melhor opção para a reposição de energia. Segundo alguns estudos, o excesso de açúcar no organismo faz com que a gente tenha quedas de energia, que prejudicam as atividades diárias. Isso porque esse consumo acaba bloqueando a capacidade de nosso corpo em manter as reservas de energia em níveis elevados.

Proteção para o coração

Diminuir a quantidade de açúcar ingerido diariamente também ajuda a reduzir os riscos de a pessoa sofrer ataque cardíaco, de acordo com um artigo publicado no Journal of the American Heart, que destacou os principais perigos que o açúcar oferece à saúde do coração.

Proteção contra o câncer

Segundo alguns estudos ao redor do mundo, o açúcar é o alimento usado pelas células cancerígenas, de forma que a redução no consumo ajuda a prevenir contra diversos tipos de câncer, evitando também que as células cancerígenas se espalhem no organismo humano.

Proteção para o fígado

Quando em excesso no organismo, a glicose e a frutose causam um efeito tóxico bastante semelhante ao que sentimos quando há um consumo excessivo de álcool. Faça uma limpeza hepática periodicamente, pois assim você reduzirá a probabilidade de ter problemas no fígado em decorrência do consumo de açúcar.

Melhor qualidade do sono

Apesar de haver uma queda de energia, o consumo de açúcar altera o sono de forma que pode causar a insônia.

Peso equilibrado

Com altos níveis de gordura, os alimentos ricos em açúcar, quando eliminados da dieta, ajudam a eliminar o peso, além de emagrecer de forma saudável.

Veja mais!