Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Infecção urinária é uma doença bem comum, principalmente nas mulheres, que muitas vezes costumam “prender” o xixi, devido à dificuldade de ter acesso a um sanitário limpo com facilidade. Nesse período de convalescença o aconselhado é tomar chá de uva ursi, que além de combater a infecção traz benefícios enormes para todos os órgãos abdominais.

Veja para que serve o chá de uva ursi

Foto: Reprodução

O que é a uva ursi?

A uva ursi, de nome científico Arctostaphylos uva-ursi L., é um arbusto originário das regiões montanhosas da Europa, que se espalhou por toda Ásia e pela América do Norte. O chá é feito com as folhas da uva ursi, que significa “uva do urso” e recebeu esse nome por ser muito apreciada por esses animais.

Apesar do sabor levemente amargo que possui, o chá de uva ursi está sendo cada vez mais consumido em países da América do Sul, como o Brasil.

E para que serve?

O chá de uva ursi funciona como um potente antisséptico, protegendo o corpo de bactérias, e é indicado contra diarreia, disenteria e blenorragia.

Mas é no sistema urinário que se dão os maiores benefícios do consumo do chá de uva ursi: até graves inflamações renais são amenizadas com a ingestão frequente do chá. Cálculos renais também são combatidos, assim como cistite, problemas na próstata e na uretra.
Por ser um diurético muito eficaz, evita que o corpo acumule água em excesso, evitando o inchaço. Por isso o consumo de água deve ser aumentado nos dias em que o chá está sendo administrado.

Mulheres com vaginite ou corrimento também podem consumir o chá, que ajuda também no tratamento de combate a inflamações de garganta.

Para fazer o chá

Repita os seguintes passos:

  1. Em uma panela coloque um litro de água filtrada e duas colheres de sopa de folhas de uva ursi secas;
  2. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água levantar fervura;
  3. Tampe a panela e aguarde dez minutos antes de destampar e coar;
  4. Beba sem adoçar.

Lembrando que o consumo recomendado é de duas xícaras por dia, podendo ser aumentado para quatro xícaras por dia, caso a pessoa se encontre com infecção urinária.

Contraindicações

O chá de uva ursi não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças abaixo de 12 anos, pessoas com sensibilidade estomacal e úlceras. O consumo do chá não deve ultrapassar mais de dez dias seguidos.

Veja mais!