Publicado por Anderson Pereira

Durante as estações quentes do ano, como o verão, o corpo acaba perdendo mais líquido que o normal, principalmente através da transpiração. Isso se dá porque o organismo precisa regular a temperatura corporal e em situações de calor, ele libera suor e quando o mesmo é evaporado há um resfriamento na pele.

Tendo em vista que o corpo gasta mais líquidos nesse tipo de situação, é muito importante uma reposição dos mesmos através do consumo de alimentos e bebidas, caso contrário o individuo pode apresentar complicações, como a desidratação, por exemplo.

Durante dias quentes, beba muita água, coma alimentos frescos, use roupas leves e evite ficar em lugares muito quentes, principalmente os que te deixem completamente exposto a luz do sol.

Verão: faça um delicioso suco para manter o corpo hidratado nos dias quentes

Foto: depositphotos

Uma maneira muito simples de ajudar o corpo a equilibrar a temperatura e mantê-lo hidratado ao mesmo tempo é através do consumo de sucos. É literalmente “matar dois coelhos com uma só cajadada”.

Confira os benefícios dos principais ingredientes do suco e a receita elaborada pelo Fitoterapeuta e Naturopata, André Resende.

Hortelã

Conhecida por ser utilizada em doces, chás e por seu sabor refrescante, a hortelã é uma grande fonte de fibras e tem um baixo índice calórico, já que 100 gramas da erva possuem cerca de 70 calorias. Ela também é rica em vitaminas B, C e D e é uma grande fonte de minerais, como ferro, magnésio, potássio e sódio.

Os benefícios relacionados ao consumo da planta e seus derivados melhora a digestão, reduz cólicas, luta contra a acne, auxilia no emagrecimento e aumenta a saúde bucal, além de prevenir o mal de Alzheimer e o câncer.

Couve

Um dos ingredientes mais populares quando se fala em preparo de saladas e sucos detox é a couve. Ela é uma excelente fonte de cálcio, iodo, ferro e fósforo, também é rica em vitamina A, B e C.

Quando se trata de emagrecimento, a couve é uma ótima pedida já que além de ser pouco calórica e grande fonte de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, ela ainda é capaz de desintoxicar o organismo e diminuir a retenção hídrica.

Além disso, os benefícios da hortaliça auxiliam contra problemas digestivos, aumenta a saúde dos ossos e juntas e é capaz de aliviar a ressaca.

Suco hidratante para o verão

Ingredientes

  • Casca de 1 abacaxi;
  • 1 punhado de hortelã;
  • 1 folha de couve;
  • 1 litro de água;
  • Adoçante e gelo a gosto (opcional).

Preparo e uso

Pique as cascas do abacaxi e as lave bem junto com as outras folhas. É importante que o talo da couve não seja retirado, pois nele há uma concentração muito maior de nutrientes do que nas folhas.

Basta colocar todos os ingredientes dentro do liquidificador e bater até que não sobrem mais fragmentos grandes dos ingredientes sólidos. Por fim, coe para tirar o que restou da parte não líquida e coloque adoçante à gosto. Beba todo o suco em frações ao longo do dia.

Veja mais!