Publicado por André Luiz Melo
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Pense em um nutriente indispensável para o crescimento, sistema respiratório e ainda para os processos oxidativos. Agora, anote: a vitamina B2, também conhecida como riboflavina. Essa substância é essencial para o organismo e, sua falta, pode provocar complicações como inflamação na boca, sensibilidade visual, ausência de energia, cansaço, anemia e fadiga, além de descamação da pele e coceira.

Vitamina B2 e sua função no organismo

Auxiliar no metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas é classificada como a principal função da vitamina B2 no organismo. O sistema respiratório é o principal órgão de atuação desse nutriente que ainda ajuda nos processo oxidativos. A vitamina B2 atua também como forte aliado no metabolismo energético e na defesa da bainha dos nervos.

Vitamina B2 e seus efeitos benéficos para o organismo

Foto: Reprodução/ internet

 

O consumo de vitamina B2 não possui dosagens capazes de causar reações adversas, isso porque o excesso desse nutriente é excretado facilmente pelos rins.

Segundo recomendação médica, é benéfico o consumo de 1,2 a 2,2 mg de vitamina B2 diariamente. Dosagens como essas podem ser encontradas em alimentos como ovos, leite, fígado, folhas verdes e vegetais.

Confira os benefícios desse nutriente

  • Auxilia na fortificação das unhas, pele e cabelos
  • Impulsiona o desenvolvimento e a reprodução
  • É benéfico para a visão
  • Ajuda na cicatrização de lesões
  • Importante para metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras
  • Minimiza o cansaço e fadiga dos olhos

A fadiga, o cansaço, a falta de energia e a anemia, sintomas causados pela ausência de vitamina B2 no organismo, podem ser tratados a partir da ingestão de uma alimentação dotada de altos níveis de vitamina B2.

Alimentos ricos em vitamina B2

  • Leite e os seus derivados;
  • Queijo;
  • Fígado de boi cozido;
  • Levedo de cerveja;
  • Marisco no vapor;
  • Lombo de porco cozido;
  • Carne;
  • Farelo de aveia;
  • Ovos;
  • Amêndoas;
  • Cavala cozida;
  • Vegetais de folhas verdes;
  • Ovo cozido;
  • Grãos de cereais.

Efeitos causados pela ausência de vitamina B2

  •  Inflamações na boca (língua vermelha e feridas no canto da boca);
  •  Sensação de frio ou dor nas extremidades do corpo;
  •  Cansaço;
  •  Descamação na pele;
  •  Falta de energia;
  •  Sensibilidade visual;
  •  Anemia;
  •  Vascularização da córnea;
  •  Coceira na pele;

Apesar desses serem os sintomas de maior ocorrência por conta da falta de vitamina B2, para que se identifique a ausência desse nutriente no organismo não é preciso passar por todas essas reações.

A ausência de vitamina B2 é possível de acometer o organismo como efeito resultante de um trauma, a exemplo de cirurgias, queimaduras, entre outros, e/ou ainda em pessoas vítimas de doenças crônicas, a exemplo da febre reumática, diabetes e tuberculose.

O consumo de alimentos ricos em vitamina B2 é a solução imediata para pessoas que sejam atormentadas por esses sintomas.

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