Publicado por Robson Merieverton
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Sabe aquela vozinha que fala através da sua consciência sobre os benefícios de adotar uma alimentação saudável? Pois bem, ela está coberta de razão, sobretudo se for levado em consideração o poder que alguns alimentos têm em aumentar a sua expectativa de vida.

Levando essa realidade em consideração, a nutricionista Mirella Guid preparou uma lista com os alimentos essenciais para alcançar o bem-estar e, de quebra, somar alguns anos a mais na sua vida. “Alguns alimentos são riquíssimos em diversas substâncias benéficas”, enfatiza.

Conheça-os a partir de agora:

Amêndoas

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Foto: Pixabay

A principal característica da amêndoa é que ela é uma boa fonte de vitamina E, com importante ação antioxidante e que atua na modulação do sistema imune. Por conta do seu perfil de gorduras monoinsaturadas, ela ajuda a diminuir o colesterol “ruim” (LDL), enquanto aumenta o colesterol “bom” (HDL), além de proteger o corpo da formação de radicais livres. O consumo de amêndoas, bem como de outras oleaginosas, é uma ótima opção para compor os lanches intermediários.

Batata doce

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Foto: Pixabay

O alimento é conhecido por ser uma fonte de carboidratos complexos, ou seja, aqueles que não elevam muito o açúcar no sangue por conta de sua absorção mais lenta. Isso acarreta sensação de saciedade, sendo uma boa alternativa para indivíduos diabéticos. Ela contém ainda betacaroteno, precursor da vitamina A, que por sua vez é um nutriente essencial no processo de visão, manutenção epitelial, reprodução e secreção das mucosas.

Canela

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Foto: Pixabay

A canela, especiaria originária do Sri-Lanka, que é utilizada em diversos pratos, sobremesas, massas de bolos e pães, também pode ajudar na sua saúde. Estudos mostram que a canela tem uma ação termogênica que pode ser um empurrãozinho a mais para aqueles que buscam emagrecer.  Os polifenóis encontrados na canela podem levar a melhorias em fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares, como níveis de triglicerídios, glicose e pressão arterial aumentados.

Guaraná

Viva mais: alimentos que aumentam a expectativa de vida

Foto: depositphotos

O guaraná possui ação antioxidante por possuir uma grande quantidade de catequinas, que ajudam no combate a doenças, como as neurodegenerativas e cardiovasculares, por exemplo. Além disso, por conta de seu efeito estimulante, o guaraná é bastante utilizado para melhora de performance de atletas e praticantes de atividade física. O guaraná é geralmente considerado seguro quando não combinado com outros agentes estimulantes.

Mirtilo

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Foto: Pixabay

O mirtilo, conhecido também por seu nome em inglês, blueberry, tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, os quais conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Na sua composição também é identificada a presença de antocianina, pigmento pertencente ao grupo dos flavonoides, que age de maneira benéfica em nosso organismo através do combate contra radicais livres, da ação anti-inflamatório e do controle do LDL colesterol.

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