Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A cenoura, além de ser rica em vitamina A e excelente para a visão, pode ser usada ainda para o tratamento da gripe, resfriado e tosse graças à presença em grandes quantidades de vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, sódio e fósforo.

É eficaz no combate à gripes e resfriados atuando na diminuição dos sintomas como a tosse e o congestionamento das vias respiratórias, por exemplo. A vitamina A é um excelente antioxidante, além de atuar como um bronzeador natural. A cenoura ainda tem propriedades antibacteriana, antisséptica, diurética, cicatrizante e expectorante.

O xarope

De fácil preparo, o xarope era usado desde a Roma Antiga, quando era dado aos soldados que tinham tosse com catarro.

Xarope de cenoura para tratar problemas respiratórios

Foto: Pixabay

Como preparar o xarope

Para preparar o xarope, você vai precisar de:

– Uma cenoura média

– Duas colheres de sopa de açúcar

– Sumo de meio limão

– Uma colher de sopa de mel

– Um recipiente de vidro

Corte a cenoura em rodelas bem finas e coloque no recipiente de vidro já higienizado. Coloque por cima o açúcar, o mel e o limão e deixe repousar ao ar livre por aproximadamente 24 horas. Depois desse período, você já pode começar a consumir. A dose indicada é de uma colher de sopa duas vezes ao dia.

Outra receita

Uma receita um pouco mais suave na questão dos açúcares, pode ser feita com:

– Seis cenouras médias

– Uma xícara de chá de mel de abelhas – cuidado com os açúcares, pois apesar de natural o mel também tem um elevado teor.

– Duas colheres de sopa de água potável

Bata as cenouras no liquidificador com a água até que se forme uma pasta uniforme, sem pedaços da cenoura. Em seguida, coloque a mistura em um pano limpo e feche, apertando bem para que o sumo passe, e coloque o mesmo, após extraído, em uma panela. Adicione o mel e leve ao fogo. Quando começar a ferver, observe até que forme um líquido mais espesso, parecido com a textura do xarope e então desligue. Em seguida, coloque em um frasco de vidro e feche bem.

Para crianças, a dose indicada é de uma colher de chá, três vezes ao dia, somente para maiores de dois anos. Para adultos, uma colher de sopa, três vezes ao dia.

Precauções e contraindicações

O medicamento, mesmo que natural, é contraindicado para pacientes portadores do diabetes, uma vez que tem açúcar e mel em sua composição. É preciso consumir o medicamento natural com precaução, além de consultar um médico para analisar o caso separadamente. Se os sintomas não começarem a melhorar, consulte um médico.

Veja mais!