Publicado por Redação

Mesmo tendo estações onde podem ser pegas com mais facilidade, doenças como a gripe, tosse ou resfriados podem ser facilmente contraídas em qualquer ocasião ou momento. Felizmente, há várias maneiras de prevenir esse tipo de enfermidade contagiosa, seja evitando ambientes mais propícios a elas ou fortalecendo o corpo.

Há várias maneiras de aumentar a imunidade e vários são os remédios caseiros que além de baratos, são muito simples de serem preparados.

Comum principalmente na região Nordeste do país, o lambedor é um tipo de xarope feito através de vegetais ou ervas, água e açúcar ou mel. Eles podem ser feitos para curar vários tipos de doença, sendo em sua grande maioria enfermidades que afetam o sistema respiratório.

Xô gripe! Lambedor de cenoura promete dar um up no seu imunológico

Foto: depositphotos

Um ótimo lambedor para as doenças citadas acima é a cenoura, pois ela é rica em nutrientes que vão fazer muito mais do que só tratar a doença. Confira a seguir os benefícios desse vegetal e como preparar um xarope caseiro com ele.

Cenoura

Um dos vegetais mais populares, a cenoura é muito utilizada no preparo não só de saladas, mas também de ensopados e até mesmo bolos. Muito versátil, a raiz pode ser consumida em seu estado natural ou cozida, da maneira tradicional ou no vapor. Ela é uma grande fonte de fibras, vitaminas (A, B2, B3 e C) e minerais (fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio e sódio).

Sua cor laranja se dá graças a uma substância chamada betacaroteno, que também está presente em outros vegetais como a abóbora, damasco e o mamão. Muito além de pigmentar, o betacaroteno é um poderoso antioxidante que atua protegendo as células contra a ação oxidante dos radicais livres. Além de ajudar a pele a manter-se jovem por mais tempo, essa substância ajuda a prevenir vários tipos de cânceres.

Por ter baixo índice calórico e ser uma ótima fonte de fibras, a cenoura é um bom alimento para se incluir em dietas de emagrecimento, pois o seu consumo aumenta a sensação de saciedade e cerca de 100 gramas da mesma possuem apenas 50 calórias.

Além de tudo isso, a cenoura é capaz de tratar resfriados, tosses e gripes; prevenir úlceras, reumatismos e infecções urinárias; ajuda a fortalecer os dentes, os ossos e as articulações, regula o PH do organismo, estimula o sistema imunológico e melhora a visão.

Lambedor de cenoura

Ingredientes

  • 6 cenouras médias;
  • 1 xícara (de chá) de mel;
  • 2 colheres (de sopa) de água potável.

Preparo e uso

Lave bem as cenouras e em seguida as corte em pequenos pedaços e leve até o liquidificador ou processador junto com as colheres de água, para que possa ser feita uma pasta uniforme com o vegetal.

Em seguida, pegue a cenoura, envolva-a em um pano limpo e comece a apertar para que possa retirar toda a parte líquida da papa. Após isso, basta colocar o suco na panela, adicionar mel e ligar o fogo.

Quando o composto começar a ferver, se atente até que ele fique com uma consistência mais densa, assim como um xarope e então desligue o fogo. Por último, pegue o lambedor e coloque em um frasco de vidro com vedação.

O uso do lambedor não é recomendado para crianças menores de dois anos de idade, mas para aquelas que são maiores, o ideal é consumir três colheres (de chá) do remédio por dia. Já para adultos é recomendado o consumo de três colheres (de sopa) diariamente.

Veja mais!